-
Arquitetos: Dietger Wissounig Architekten
- Área: 3024 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Paul Ott
ÖWG construiu uma casa de repouso para 49 moradores em um terreno com muitas árvores, próximo ao mosteiro Goss, em Leoben, Áustria.
O edifício de três pavimentos com um porão semi-enterrado foi construído como uma estrutura de concreto sólida, com elementos de estrutura de madeira e atinge uma alocação de espaço diferente em cada pavimento: o térreo abriga as zonas públicas e semi-públicas, as áreas de cozinha e serviços, administração, depósitos, rouparia, terapia, salas para seminários, uma capela, e salas de consulta usadas pelo Österreichische Krebshilfe Steiermark.
No térreo, há também um café que dá acesso ao jardim de inverno fechado, que se estende a toda a altura do edifício. As portas de correr permitem diferentes configurações espaciais para eventos ou festas.
O primeiro pavimento acomoda duas zonas residenciais apropriadas para pacientes com demência. Cada zona pode abrigar até doze residentes, acomodados em dormitórios individuais com áreas para refeições e terraços conectados. Uma varanda adicional fora da parte sul do edifício oferece um espaço externo protegido para a recreação.
O segundo pavimento contém uma nova ala para 25 residentes, uma área comum para refeições e lazer e um terraço virado a sul, com quase 150 metros quadrados. Nos dois pavimentos superiores, duas varandas que estão posicionados perpendicularmente complementam uma rede de percursos na área do jardim de inverno, proporcionando uma percepção espacial vertical no interior do edifício.
Um parâmetro importante do projeto foi a iluminação e as vistas panorâmicas, que também podem ser vistas a partir do exterior. Tivemos o cuidado de evitar espaços escuros, que necessitassem de iluminação artificial, e trouxemos a luz natural a todo o edifício através do jardim de inverno, dos terraços e das aberturas estrategicamente posicionadas nas circulações.
O layout criado para o edifício permitiu uma projeção mínima sobre o terreno. O resultado são áreas ao ar livre, protegidas e integradas. Cada pavimento é independente e reflete um desenho lúdico nas fachadas.
A aparência variada, porém tranquila, é transmitida por uma combinação de elementos estruturais sólidos e elementos de madeira nas fachadas e no térreo. O interior é dominado por madeira e superfícies de cor clara. Toda a capela foi forrado com madeira clara, enquanto uma tela de ripas fornece uma luz natural suave, contribuindo para a atmosfera contemplativa no interior.